Mesmo com a doença erradicada, muitos países ainda exigiam o Cerificado Internacional de Vacina ou Profilaxia – certificando que o passageiro brasileiro está protegido contra a Febre Amarela. Com os últimos casos no Brasil, o sinal de alerta internacional foi reforçado, fazendo que a atenção dos viajantes com as exigências seja redobrada, uma vez que novos países passaram a praticar a exigência.
A medida visa evitar que a pessoa infectada dissemine a doença caso seja picada pelo mosquito Aedes Aegypti. Países com alta probabilidade de contração da doença, como destinos africanos e caribenhos, por exemplo, exigem que o passageiro seja vacinado. Mais recentemente, Aruba passou a exigir o certificado.
A dose fracionada da vacina, que passou a ser aplicada nesta semana, não é válida para a emissão do certificado. Quem já tomou uma dose não precisa tomar novamente, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os Estados Unidos, por exemplo, não exigem a vacina. Mas que vai ao país via Cidade do Panamá, com a Copa Airlines, ou via Bogotá, com a Avianca Internacional, precisam do certificado para entrar nesses países de conexão.
COMO OBTER O CERTIFICADO?
Após se vacinar com a dose normal da vacina, o passageiro deve se cadastrar na página da Anvisa. Depois, ir ao centro de emissão para assinar o documento. No dia, é necessário levar o cartão de vacinação e um documento de identidade. Todo o processo é gratuito. O certificado não é emitido para quem tomou a dose fracionada da vacina. A vacina deve ser tomada com no mínimo dez dias de antecedência do embarque.
PAÍSES QUE EXIGEM
Veja abaixo a lista de países que exige a vacina:
Afeganistão, África do Sul, Albânia, Angola, Antígua e Barbuda, Antilhas Holandesas, Arábia Saudita, Argélia, Aruba, Austrália, Bahamas, Bahrein, Bangladesh, Barbados, Belize, Benim, Bolívia, Botswana, Brunei, Burkina Faso, Burundi, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, China, Colômbia, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Costa Rica, Cuba, Djibouti, Dominica, Egito, El Salvador, Equador, Eritreia, Etiópia, Fiji, Filipinas, Gabão, Gâmbia, Gana, Granada, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Guiné, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Haiti, Honduras, Ilha do Natal, Ilha Norfolk, Ilhas Salomão, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Kiribati, Laos, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagáscar, Malásia, Malawi, Maldivas, Mali, Malta, Martinica, Maurícia, Mauritânia, Mayotte, Moçambique, Myanmar, Namíbia, Nauru, Nepal, Nicarágua, Níger, Nigéria, Niue, Nova Caledónia, Omã, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Pitcairn, Polinésia Francesa, Quênia, Quirguistão, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, República do Congo, Reunião, Ruanda, Samoa, Santa Helena, Santa Lúcia, São Bartolomeu, São Cristóvão e Nevis, São Martinho, São Tomé e Príncipe, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Seychelles, Singapura, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Suriname, Tailândia, Tanzânia, Timor-Leste, Togo, Trindade e Tobago, Tristão da Cunha, Uganda, Venezuela, Vietnã, Wallis e Futuna,Zâmbia, Zimbabwe.
FONTE: Mercado e Eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário