segunda-feira, 1 de junho de 2020

Você está pronto(a) para voltar a viajar?

CUIDADOS AOS VIAJAR.
A pandemia do novo coronavírus exige muita atenção de cada um nos cuidados para se evitar riscos de infecção. No setor aéreo não é diferente. Antes de viajar confira a seguir as orientações essenciais para a proteção de sua saúde, dos demais passageiros e dos profissionais do setor aéreo.
SE PREPARANDO PARA VIAJAR 
Uso de máscara em toda a viagem        
Acessório essencial para a proteção contra o vírus, a máscara deve ser usada também em aeroportos e aeronaves. A utilização do item é uma garantia para a proteção do passageiro e dos demais viajantes, das pessoas que trabalham nos aeroportos e dos tripulantes. Todos devem usar máscaras e já chegar no aeroporto com a proteção, que pode ser de pano. 
Check-in pela internet
A recomendação às empresas aéreas é para que garantam o distanciamento social mínimo de segurança de até 2 metros entre passageiros que precisam de atendimento no check-in de embarque no aeroporto. Mas a melhor recomendação para reduzir a exposição ao risco é a realização antecipada do check-in, pela internet.
Álcool em gel 
O álcool em gel é um dos produtos recomendados para a manutenção da higiene pessoal e proteção contra o contágio por coronavírus. O produto pode e deve ser utilizado durante as viagens aéreas. Mas é preciso estar atento às regras para transportar: na bagagem de mão é limitado a não mais do que 500 ml e com o fechamento em perfeito estado para prevenir a liberação do conteúdo. No caso de voos internacionais, os frascos de álcool em gel devem ser de plástico transparente e com capacidade máxima de 100ml. 

NO AEROPORTO 

Proteção para funcionários
Todos os profissionais que trabalham no sistema de transporte aéreo devem utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como máscaras, luvas e vestuário especial, se necessário, para se protegerem e afastarem o risco de transmissão do novo coronavírus. 
Higienização das mãos
Além do uso do álcool em gel, lavar as mãos com água e sabão, sempre que possível, é um hábito muito importante. Para manter as mãos limpas, passageiros e tripulantes contarão com aeroportos e aeronaves sempre equipados com água, sabão e recipientes de álcool em gel. 
Distanciamento entre pessoas
Manter o distanciamento social no aeroporto é mais uma medida importante para a redução do risco de infecção por coronavírus. Assim, deve-se observar a distância, sempre que possível, de aproximadamente 2 metros entre os passageiros em filas e espaços comuns do aeroporto. 
Assento no aeroporto  
A mesma regra de distanciamento nas filas e nos espaços comuns do aeroporto é sugerida para os assentos. Assim, a recomendação é para que administração do terminal bloqueie parte dos assentos a fim de evitar a proximidade física entre os passageiros que aguardam seus voos.
Evite as aglomerações 
Assim como em nosso dia-a-dia,  a orientação geral no transporte aéreo é evitar aglomerações a fim de reduzir a transmissão do coronavírus, especialmente nas praças de alimentação e nos momentos de check-in, saída da aeronave e desembarque – aguarde a sua vez.
Banheiro do aeroporto
Os banheiros do aeroporto devem ser mantidos limpos, com desinfecção completa pelo menos 3 vezes ao dia. Os banheiros devem estar sempre supridos com sabonete líquido, água corrente e papel toalha.
Higienização do aeroporto 
Os ambientes e equipamentos do aeroporto devem ser limpos e desinfectados com frequência, com reforço para a higienização de locais de maior toque, como elevadores, corrimões, braços de cadeiras, carrinhos de bagagem, passador de escadas rolantes, bebedouros e maçanetas das portas dos banheiros.
NA AERONAVE 
Segurança do ar a bordo 
Precisa viajar e está com receio de entrar na aeronave? Fique tranquilo, as aeronaves da frota brasileira contam com um sistema de filtragem que renova o ar a cada 3 minutos e captura cerca de 99% das partículas no ar. Só não se esqueça de permanecer de máscara durante todo o voo. 
Cuidado no desembarque 
O embarque e o desembarque são as etapas da viagem aérea que merecem atenção especial para a redução dos riscos de contágio da Covid-19. Após o pouso, o passageiro deve permanecer sentado até que seja autorizado a se levantar e deixar a aeronave seguindo a orientação da tripulação.
Serviço de bordo
Quando houver serviço de bordo, os comissários deverão adotar cuidados adicionais, como redução da manipulação de embalagens e dos deslocamentos na aeronave. Devem ser priorizados alimentos e bebidas servidos em embalagens individuais e recipientes fechados, higienizados antes do oferecimento do serviço.
Higienização da aeronave
Antes de cada embarque, a limpeza e a desinfecção da aeronave deve abranger superfícies de banheiros, braços das poltronas, cinto de segurança, mesinhas de refeição, telas touchscreen, saídas do sistema de ar condicionado, botões de chamada de comissário e luz individual, maçanetas das portas (banheiros e compartimentos de bagagem de mão) e janelas.
AO DESEMBARCAR
Aguarde a chamada sentado 
Na saída da aeronave vale a mesma regra de se evitar aglomerações, então aguarde a chamada do Comandante e a abertura das portas para se levantar e preparar para sair.
Busque manter o distanciamento na saída 
Ao retirar suas bagagens ou quando vai pedir um transporte para deixar o aeroporto mantenha o distanciamento social. Também é importante evitar a aglomeração de pessoas no desembarque, logo, motoristas e familiares não poderão permanecer aguardando dentro do aeroporto.
Com essas recomendações você pode ficar mais confiante de que o transporte aéreo tem se preparado para continuar garantindo viagens seguras. Lembre-se de voar somente quando necessário e uma boa viagem!
Fonte: ANAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário