sábado, 6 de agosto de 2016

Sol dá as boas-vindas ao público no primeiro dia de competições no Parque Olímpico

TEXTO E FOTOS DE ERNESTO NEVES
Parque Olímpico é o coração dos Jogos e recebeu o público neste sábado pela primeira vez (Foto: Rio 2016/Ernesto Neves)

O primeiro dia de competições no Parque Olímpico da Barra não poderia ser mais carioca. O sol brilhou desde a manhã, dando as boas-vindas em grande estilo às mais de 150 mil pessoas que visitaram o espaço neste sábado (6). Embora as milhares de camisetas amarelas deixem claro que os brasileiros são maioria, visitantes de diversas partes o mundo marcaram presença. Nada mais natural, em se tratando de Jogos Olímpicos.

Instalada num hotel próximo ao Parque, a americana Jennifer Maher e a filha, Emma, contam que a intenção da viagem era apoiar os atletas dos Estados Unidos. Mas, ao chegarem ao Rio, acabaram contagiadas pelo intercâmbio cultural.


"É uma experiência que vou lembrar por toda a vida. Você tem todas as nacionalidades reunidas no mesmo lugar, em paz. Uma coisa linda de se viver", disse.

Além de curtir as competições, o público aproveitou para circular pelo imenso Parque. Este é o coração dos Jogos, onde são realizadas competições de 16 modalidades. O espaço tem 1,18 milhão de metros quadrados, numa das áreas mais bonitas do Rio, cercado por montanhas e ao lado da Lagoa de Jacarepaguá.


Imigrante japonesa radicada em São Paulo, Murakoshi Toshie veio ao Rio a trabalho. Ela será responsável por conduzir um tradicional ritual de seu país natal, a cerimônia do chá, na Casa do Japão. O país montou um espaço na cidade, que vai funcionar até o fim dos Jogos.
"Vim para ver principalmente o judô, já que sou muito fã de artes marciais", disse Murakoshi.
O sol não é novidade para os cariocas, mas as irmãs dinamarquesas Lise e Lesnie Mikkelsen se surpreenderam com a alta temperatura do inverno carioca. "Nem no verão dinamarquês faz esse calor todo", disse Lise.

As duas vão enfrentar uma maratona até o fim dos Jogos, que inclui partidas de tênis, badminton, ginástica e natação. "O Rio é muito especial. Mesmo sem falarmos português, todos tentam nos ajudar e nos fazer sentir bem-vindas", disse Lise.

Fonte: Rio 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário