A Anac acompanha a adoção das novas medidas e recomenda que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência.
A partir desta segunda-feira (18), novas medidas de segurança passam a valer nos aeroportos brasileiros. Os procedimentos de inspeção abrangem revista de passageiros para o acesso às áreas restritas dos aeroportos (áreas de embarque, pista e aeronaves) e a inspeção de bagagens de mão.
Os novos procedimentos fazem parte de um padrão internacional de segurança. No Brasil, as normas fazem parte da norma 107 do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, editada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Conheça os detalhes dos novos procedimentos:
A revista física aleatória é aquela em que o passageiro é revistado por um Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de Raios X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos APAC, e com presença de testemunha.
A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelo Raios X para voos domésticos. Atualmente, essa medida é adotada para voos internacionais.
A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de Raios X também poderá ser solicitada; nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos APAC.
Período de adaptação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acompanha a adoção dos novos procedimentos de inspeção para voos domésticos neste primeiro dia de vigência das novas medidas. Foram observados impactos específicos em alguns terminais, com maior reflexo no aeroporto de Congonhas (SP). O órgão regulador está em contato com o operador aeroportuário a fim de identificar problemas e soluções a serem implementadas.
Recomendações
A Anac recomenda que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência e sugere a retirada antecipada de notebooks da bagagem de mão; assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo pórtico (Raios X). Os procedimentos colaboram com a celeridade do processo.
Nesse período de férias e com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a demanda pelo transporte aéreo aumentará, o que exige organização maior dos operadores aeroportuários e companhias aéreas, além da colaboração dos passageiros.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Anac e da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário